segunda-feira, 14 de março de 2016

e-learning 2-1



Aparecem no mercado as tecnologias móveis (PDAs, smartphones, tablets, e outros). Elas acrescentam às características das plataformas virtuais, facilidades de uso e de conexão a Internet, além da grande vantagem da portabilidade e de recursos tais como: reconhecimento de voz, código QR (quick response code) e giroscópios.
Essas tecnologias favorecem à aprendizagem com mobilidade (m-learning) e se constituem num elemento motivador e exigente de uma transformação da escola tradicional na nova escola para os nativos digitais. Isso significa uma necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, considerando que a m-learning é fundamentalmente uma aprendizagem não sequencial e altamente interativa.
Estas mudanças não acontecem rapidamente e no seu estagio inicial são pauta de discussões de especialistas de várias áreas: Educação, Psicologia e Ciências da Computação.  Contudo há relatos de professores inovadores, por exemplo, no uso da aplicação whatsapp em dispositivos móveis com sistema operativo androide, para ministrar um curso de capacitação.
Os resultados dessa experiência inovadora foram muito positivos, demonstrando que o processo de ensino-aprendizagem pode acontecer em ambientes não formais e com muito dinamismo e motivação. Os detalhes da experiência aparecem publicados neste artigo “Proposta de um modelo de curso baseado em mobile learning: um experimento com professores e tutores no whatsapp” e convido vocês a sua leitura e analise.

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