Esta etapa é centrada no aluno, que é mais ativo, independente e com
autonomia na sua aprendizagem. O professor continua sendo o especialista que
oferece as respostas corretas, dentro de um contexto.
Porém há desenvolvimento e uso da inteligência coletiva, e o processo de ensino-aprendizagem transcende do modelo professor-aluno, para o modelo aprendiz-conteúdo e aprendiz-aprendiz.
Os alunos passam de ser só consumidores para ser também produtores de conteúdos, colaboradores. O processo de ensino-aprendizagem acontece em qualquer lugar, momento e contexto, e os participantes desse processo tem papeis dinâmicos, ora podem ser os que ensinam, ora podem ser os que aprendem. E tudo isso graças à web 2.0 que além de se constituir numa revolução tecnológica, tem sido uma revolução social e cultural, que modificou a forma como as pessoas utilizam a internet para interagir com os outros, com a informação e o conhecimento.
Porém há desenvolvimento e uso da inteligência coletiva, e o processo de ensino-aprendizagem transcende do modelo professor-aluno, para o modelo aprendiz-conteúdo e aprendiz-aprendiz.
Os alunos passam de ser só consumidores para ser também produtores de conteúdos, colaboradores. O processo de ensino-aprendizagem acontece em qualquer lugar, momento e contexto, e os participantes desse processo tem papeis dinâmicos, ora podem ser os que ensinam, ora podem ser os que aprendem. E tudo isso graças à web 2.0 que além de se constituir numa revolução tecnológica, tem sido uma revolução social e cultural, que modificou a forma como as pessoas utilizam a internet para interagir com os outros, com a informação e o conhecimento.
A
web 2.0 corresponde ao atual estado da arte da Internet (03/2016). É centrada nos
mecanismos de busca como o Google e ofereceu aplicações que funcionam através
da rede e suportam colaboração e interação dos internautas. Muitas das
aplicações não são vistas como produtos, mas como serviços. Pelo que as fronteiras entre o processamento e
o armazenamento local e remoto de dados deixam de existir. Agora os dados que
na etapa anterior eram guardados em CD-ROMs ou computador pessoal, ou áreas
restritas a um curso, agora são gravados em servidores remotos e disponíveis
através de diferentes aplicações amplamente utilizadas: Blogs, MSN, SKYPE,
repositórios de conteúdos (teses, artigos, cursos, tutoriais, etc), Jogos
virtuais, Simuladores, Agendas compartilhadas, Editores como Wikis, Youtube, Redes
Socias, Twitter, e ferramentas de armazenamento de dados como DropBox entre
outras.
A
utilização destas aplicações é determinada pela criatividade pessoal e coletiva
na web. Neste cenário surgem novas perspectivas pedagógicas como o conectivismo,
a aprendizagem centrada no contexto e a aprendizagem baseada em cenários – ABC
(“Scenario-Based Learning – SBL”).
Que dão suporte a uma aprendizagem contínua, dinâmica, mutável e evolutiva,
cujo processo pode ser arquivado num Ambiente
Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment-PLE).
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