Enquanto
a Web 2.0 é administrada pelo próprio usuário através de navegadores ao realizar
buscas, visitar páginas de interesse, se inserir em grupos etc., a Web 3.0 é
idealizada para ser administrada por motores ou processadores de informação baseados
em linguagens de metadados mais sofisticados e tecnologias de inteligência
artificial.
Estes
mecanismos, segundo os especialistas, deverão interpretar o perfil do usuário,
os dados semânticos extraídos do seu comportamento na rede, e suas necessidades
a fim de oferecer informações personalizadas. Sobre a Web 3.0 espera se que
seja uma Web estendida que prevê organizar e usar os conteúdos online de forma
semântica. De modo que a rede mundial de documentos World Wide Web (WWW)
passaria a ser uma rede mundial de dados World
Wide Database (WWD).
No
seu continuo desenvolvimento, a Web 3.0 vai a procura de soluções para que os
conteúdos da rede sejam acessíveis desde qualquer aplicação e não unicamente
via navegadores. Nesse processo inclui a inovação nas formas de armazenar (Computação
em Nuvem) e de processar os dados (BigData). Na web semântica o usuário
poderá fazer perguntas a uma aplicação, e esta será capaz de ajudá-lo de forma mais eficiente e entender melhor sua necessidade, fornecendo o conteúdo adequado
(respostas).
Outro
foco importante da Web 3.0 são as aplicações para dispositivos móveis que
envolvem tecnologias diferentes, entre elas geo-espacial, 3D e realidade
aumentada.
Para
o e-learning, o potencial desta Web mais inteligente pode ser muito proveitoso
na hora de desenhar cursos, se agrupar os aprendizes, de oferecer uma
aprendizagem personalizada. E do lado de quem aprende as facilidades para
solicitar e encontrar informação utilizando uma linguagem natural. Sem dúvidas
a evolução da Web 3.0 terá um impacto muito maior no uso das estratégias
pedagógicas do que as suas gerações anteriores. O
conhecimento irá até o aluno, assim como os anúncios de nosso interesse estão
chegando até nós. O e-learning será mais significativo do que informativo.
Acredito
que a Web 3.0 será a responsável pela ruptura total do paradigma tradicional do
ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da tecnologia Big Data permitirá coletar
e armazenar as preferências e necessidades dos alunos, e assim atender as
demandas individuais com produtos e soluções específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário