terça-feira, 15 de março de 2016

e-learning 3.0



Enquanto a Web 2.0 é administrada pelo próprio usuário através de navegadores ao realizar buscas, visitar páginas de interesse, se inserir em grupos etc., a Web 3.0 é idealizada para ser administrada por motores ou processadores de informação baseados em linguagens de metadados mais sofisticados e tecnologias de inteligência artificial.
Estes mecanismos, segundo os especialistas, deverão interpretar o perfil do usuário, os dados semânticos extraídos do seu comportamento na rede, e suas necessidades a fim de oferecer informações personalizadas. Sobre a Web 3.0 espera se que seja uma Web estendida que prevê organizar e usar os conteúdos online de forma semântica. De modo que a rede mundial de documentos World Wide Web (WWW) passaria a ser uma rede mundial de dados World Wide Database (WWD).  

No seu continuo desenvolvimento, a Web 3.0 vai a procura de soluções para que os conteúdos da rede sejam acessíveis desde qualquer aplicação e não unicamente via navegadores. Nesse processo inclui a inovação nas formas de armazenar (Computação em Nuvem) e de processar os dados (BigData).  Na web semântica o usuário poderá fazer perguntas a uma aplicação, e esta será capaz de ajudá-lo de forma mais eficiente e entender melhor sua necessidade, fornecendo o conteúdo adequado (respostas).
Outro foco importante da Web 3.0 são as aplicações para dispositivos móveis que envolvem tecnologias diferentes, entre elas geo-espacial, 3D e realidade aumentada.

Para o e-learning, o potencial desta Web mais inteligente pode ser muito proveitoso na hora de desenhar cursos, se agrupar os aprendizes, de oferecer uma aprendizagem personalizada. E do lado de quem aprende as facilidades para solicitar e encontrar informação utilizando uma linguagem natural. Sem dúvidas a evolução da Web 3.0 terá um impacto muito maior no uso das estratégias pedagógicas do que as suas gerações anteriores. O conhecimento irá até o aluno, assim como os anúncios de nosso interesse estão chegando até nós. O e-learning será mais significativo do que informativo.
Acredito que a Web 3.0 será a responsável pela ruptura total do paradigma tradicional do ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da tecnologia Big Data permitirá coletar e armazenar as preferências e necessidades dos alunos, e assim atender as demandas individuais com produtos e soluções específicos.

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