terça-feira, 8 de março de 2016

Os primeiros passos


Chegada
Cheguei em São Paulo numa sexta feira sem saber falar português. Na segunda feira seguinte já estava sentada numa sala de aula escutando à professora falar sobre a arquitetura Cliente-Servidor. Esse foi o meu início no programa de mestrado da EPUSP. Foram muitos os desafios durante o processo de adaptação: idioma, clima, pessoas, sociedade, regras, burocracia.  
Mas tudo foi vencido com entusiasmo. Conversei com o meu orientador, o Prof. Dr. Wilson Vicente Ruggiero (LARC/EPUSP) que me deu a oportunidade de escolher a Educação a Distância (EaD) como tema de pesquisa entre outros temas também muito interessantes.
Eu tinha apenas escutado falar sobre EaD, mas adorei ter um motivo para me envolver no processo de ensino–aprendizagem e no uso das tecnologias de informação e comunicação.
Tudo isso começou em junho de 1996. Desde então continuo aprendendo, pesquisando e trabalhando como Consultora e Designer Instrucional na elaboração, execução e acompanhamento de cursos a distância. Também na avaliação e uso de LMS (Learning Managment System). 

EAD - Ensino a Distância. Qualquer forma de educação ou treinamento que possa ser realizada por meios não presenciais tais como, impressos ou eletrônicos,  caracterizando se pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo.

Nestes quase 20 anos (06/1996-03/2016) alguns trabalhos foram registrados no formato de dissertação de mestrado, tese de doutorado e projeto de pós-doutorado. Além de alguns artigos publicados em revistas especializadas (currículo lattes). Porém, há um conjunto de conhecimentos obtidos da minha experiência prática que ainda não tem sido exposto de alguma maneira e toda a experiência vivida na prática tem um grande valor que ganha importância quando é transmitida e compartilhada com outros. Se for contada em forma de historinha ganha ainda o fator motivação, como os ensinamentos dos contos de fadas.
Só que eu não sou uma escritora e peço desculpas aos leitores pelos erros de português, pois, apesar do meu esforço por minimizá-los sobressaem agredindo o conteúdo num portunhol verdadeiramente autêntico e estou ciente disso. e de antemão peço desculpas aos leitores.  
De agora em diante apresentarei aqui os meus “contos de fadas” com grande vontade de que sirvam de ajuda aos que como eu, adoram a arte de ensinar e de aprender. 
É claro que estão todos convidados a comentar os posts que se iniciam a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário