sexta-feira, 18 de março de 2016

O desafio




É muito reconfortante saber que há muitos especialistas preocupados e ocupados buscando soluções perante os desafios crescentes que o processo de ensino-aprendizagem demanda na atualidade. Uma mostra disso pode ser apreciada no vídeo “O desafio de Ensinar e Aprender em tempos de Inovação eTransformação” publicado em Youtube pela Mind Lab em 21 de agosto de 2013. 


Também, recentemente (na segunda semana de março de 2016) aconteceu o encontro de reitoroes internacionais promovidos pela USP e o Estado: “USP 2024: Um debatesobre o futuro da Universidade”. Foram levantas e discutidas questões e preocupações comuns a muitos paises, sobre o que é preciso fazer para garantir o futuro.


É muito bom saber que há movimento em relação ao futuro, em formar /ensinar a ser criativos, em mudar o modelo atual tradicional de ensino-aprendizagem.

Eu mesma, sem ser especialista no assunto venho pensando e configurando algumas ideias sobre a necessidade de criar um modelo instrucional acorde com o desenvolvimento tecnológico, o grande acervo de informação que termos atualmente e as mudanças socioculturais que a tecnologia introduziu rapidamente no mundo inteiro. 

Durante esse processo de pensar, escrever, apagar, voltar a configurar as ideias, pesquisar, ler, concordar com uns, discordar com outros, encontrei no youtube esta maravilhosa entrevista realizada à profa. Maria Teresa Eglér Mantoan, da Faculdade de Educação da Unicamp. A profa expõe claramente algumas condições necessárias para a qualidade do ensino. E suas palavras me reforçaram a importância de mudar o modelo atual e me motivaram a continuar pensando e aperfeiçoando a minha proposta de modelo, que apresento nos próximos posts, acreditando de antemão que será motivo de reflexão e discussão. Então, sejam bem-vindo seus comentários.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário