domingo, 13 de março de 2016

O aprendizado eletrônico



O aprendizado eletrônico ou amplamente conhecido como e-learning  (eletronic learning) é uma modalidade da terceira geração do ensino a distância (EAD) em que o aprendizado é suportado pela tecnologia da Informática (redes de computadores) e as comunicações.
A principal característica do e-learning é a interatividade comunicacional síncrona e assíncrona entre professores e alunos na Internet. Justamente, o “e” de e-learning, assim como de e-mail, e-commerce, representa as relações existentes no mundo digital e suportadas pela internet. 

Desde o surgimento, a contínua evolução das TICs teve um grande impacto no processo de ensino-aprendizagem. Gerou um novo paradigma na prática educacional que foi abandonando a educação tradicionalista e centrada no professor para adotar novas e efetivas formas de utilizar os modernos recursos numa educação centrada no aluno e no contexto.

O processo de assimilação desta tecnologia na educação passou por várias etapas, desde as soluções mais simples passando pelo uso de sistemas gerenciadores de aprendizagem até aplicações de relacionamento sociais. Mas todas se caracterizaram pela separação física de quem ensina e quem aprende, pela disponibilização dos conteúdos em diferentes formatos multimídias, e pela evolução das formas de interação de todos os que participam do processo, e deles com os conteúdos, através dos recursos eletrônicos disponíveis em cada momento.

Na literatura não é encontrada uma classificação única que identifique as etapas na evolução da aprendizagem eletrônica que acompanha diretamente a evolução das TICs.  Porém, em geral são identificadas 4 etapas. A elas eu acrescento a etapa do e-learning 2.1 para descrever o Mobile-Learning (aprendizagem móvel).   

As etapas são: e-learning 1.0,  e-learning 2.0,  e-learning 2.1, e-learning 3.0,  e-learning 4.0 e apresento nos seguintes post.

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