terça-feira, 22 de março de 2016

Encapsular conteúdos



Há alguns meses, eu estive numa mostra cultural de um colégio privado e fiquei totalmente surpresa com o nível de responsabilidade, motivação, interesse, expressão dos alunos de 1º ano de Ensino Médio. Os trabalhos todos foram de pesquisa sobre problemas atuais. Os grupos de alunos identificaram o problema e os conhecimentos envolvidos nele, procuraram soluções existentes e a partir delas (se existiam) idealizaram e justificaram soluções próprias ou adaptadas. Criaram protótipos em alguns casos para demonstrar a viabilidade da solução. Mostraram domínio dos conteúdos. Comportaram se como alunos de mestrado defendendo seus trabalhos. Impressionante o nível de entusiasmo e de colaboração dos grupos, e só eram alunos de 1º ano de Ensino Médio.

O que vai acontecer com eles? Precisam passar mais dois anos, estudar muitas matérias, ser avaliados muitas vezes, passar fins de semana estudando sobre tudo para aquelas matérias que não são de seu interesse, mas atrapalham no conceito de aprovado?. 

Então?

Acho que seria melhor, se eles continuarem a ter tempo para realizar trabalhos como os apresentados na mostra cultural. Já a essa altura da vida, um aluno sabe se gosta mais de umas matérias do que outras. Por que não encapsular alguns conhecimentos e expandir outros? Por que não trabalhar com caixas pretas e explorar o entusiasmo dos alunos por desenvolver suas próprias soluções, de contribuir com soluções para a sociedade que a gritos as está pedindo? 

Estas questões são as que me fazem pensar num novo modelo educativo. E a pesar do meu modelo idealizado e aqui exposto não estar desenhado completamente, nem resolver todos os itens afetados pela transformação que ele provoca, acho que servirá para você que está lendo pensar nisto e reflexionar sobre novos modelos, focados na rapidez da aprendizagem do aluno e no aproveitamento dos talentos. O que você pensa disso?



Se ainda não assistiu esta entrevista, realizada em 1988 a um dos mestres da ficção científica, o Isaac Asimov sobre o impacto da Internet na educação, pois recomendo não deixar para depois. Você vai ficar surpreso como Issac descreve com grande genialidade e clareza o fenômeno da internet e a aprendizagem.




Simplesmente brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário