quinta-feira, 17 de março de 2016

Internet das coisas e Educação




Quais serão as implicações da Internet das coisas na Educação?

Eu acredito que serão muitas as implicações e as possibilidades de inovação que esta etapa oferece para a Educação. Algumas já podem ser imaginadas, outras são imprevisíveis ainda. O certo é que está-se gestando uma nova revolução digital, que se constitui num suporte para uma extraordinária mudança em vários aspectos da vida social, cultural e educacional. 
Partindo do fato de que qualquer objeto “inteligente” ou dispositivo eletrônico possa estar coletando informação relacionada a sua função/uso/contexto, e que esses dados possam ser acessados na internet,  então é possível imaginar a diversidade de cenários de aprendizagem que podem ser construidos e as soluções para os desafios do processo instrucional existentes no modelo e tecnologia atuais.  Por exemplo, a Internet das coisas viabiliza:

  • a aplicação e a integração do processo ensino-aprendizagem às atividades cotidianas do mundo real -  A aprendizagem e a autoaprendizagem ganharão ainda maiores e melhores condições de acontecer fora dos contextos formais e rígidos das instituições.
  • o feedback personalizado, como resultado da analise em tempo real do desempenho do aluno nas ações de aprendizagem - Atualmente os ambientes gerenciadores de aprendizagem LMS geram dados que não são analisados em tempo real, desaproveitando se assim avaliar o desempenho dos alunos e realizar um adequado feedback. A internet das coisas em conjunto com a tecnologia Big Data estarão conectadas e permitirão gerar dados sobre os alunos, cujo uso estratégico possibilitará a construção de novos cenários personalizados e novas formas de ensinar e de aprender. 
  • A globalização da educação  – a ruptura das fronteiras da escola, do idioma, do pais.
  • a aplicação de novos enfoques pedagógicos – por exemplo, o modelo de aula invertida (flipped classroom), já utilizada por alguns professores, com a Internet das coisas terá melhores condições de ser aplicado. Ele consiste num modelo misto (blended learning) de aprendizagem que inverte a lógica de organização de uma aula:
    • orienta aos alunos o estudo do conteúdo teórico de uma disciplina/curso de forma independente e fora da sala de aula. Esse conteúdo poderá ser oferecido pelos próprios professores da instituição em diferentes mídias, ou poderá ser encontrado em repositórios da internet (a internet atual) produzidos por especialistas.
    • utiliza encontros presenciais ou virtuais (em sessões síncronas e assíncronas), para a realização de aulas práticas orientadas à aplicação dos conteúdos teóricos através de atividades colaborativas, resolução de problemas, execução de projetos. Nestes encontros os alunos podem esclarecer dúvidas.
    • objetiva desenvolver habilidades e competências nos alunos e uma aprendizagem mais rápida e significativa.
    • Um exemplo de uso - Treinamento invertido e eficiente 

Serão muitos os desafios a enfrentar, com certeza.

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